O físico e engenheiro nuclear Othon Pinheiro da Silva, ex-presidente da Eletronuclear e um dos cientistas mais importantes da história do Brasil, será agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). A cerimônia ocorrerá nesta quarta (18), às 17 horas, na Reitoria. A honraria é um reconhecimento pela dedicação do cientista ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.
A homenagem ocorre poucos dias após o Almirante receber a Medalha Henrique Morize, a maior comenda da Academia Brasileira de Ciências, em solenidade no dia 12 de dezembro que contou com a presença do atual Comandante da Marinha, Almirante Marcos Sampaio Olsen. Othon Pinheiro, aos 85 anos, enfrenta um tratamento contra o câncer e responde, há quase uma década, a seis processos judiciais, com seus bens congelados em decorrência dos desdobramentos da chamada Operação Lava-Jato. Sua trajetória tornou-se um dos símbolos de questionamento sobre os procedimentos e impactos dessa operação no país.
Vice-almirante do Corpo de Engenheiros e Técnicos Navais da Marinha e ex-presidente da Eletronuclear, Othon é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia de enriquecimento de urânio conhecida como ultracentrifugação. Esse método recebe o crédito pela independência da política nuclear brasileira, pois permite o domínio integral da cadeia produtiva da energia atômica e o abastecimento das usinas do país. Outro resultado importante é possibilitar a construção do submarino de propulsão nuclear SN Álvaro Alberto (SN-10).
Para Fernanda Almeida, diretora da Apub, sindicato dos professores das instituições federais de ensino superior da Bahia, a homenagem é uma forma de ressaltar as contribuições do engenheiro para a sociedade.
"A concessão do Título pela Universidade, embora não repare o sofrimento vivido, é uma forma de dar visibilidade ao legado desse grande físico que contribuiu com o desenvolvimento científico, tecnológico e a soberania do nosso país", ressalta.
A cerimônia será transmitida ao vivo pelo Youtube e poderá ser acompanhada no link.
Edição: Lorena Andrade