Bahia

Conflitos no campo

CPT-BA lança relatório sobre conflitos no campo no dia 31 em Salvador

Em 2023, Bahia foi estado com maior número de ocorrências de conflitos no campo no Brasil

Salvador |
Evento de divulgação dos dados acontece dia 31 de julho no auditório da OAB em Salvador - Divulgação/CPT-BA

A Comissão Pastoral da Terra Regional Bahia (CPT-BA) realiza o lançamento do relatório “Conflitos no Campo Brasil 2023”, no próximo dia 31, às 14h, no Auditório da OAB, em Salvador (Rua Portão da Piedade, no 16, Barris).

Em 2023, foram registrados 2.203 conflitos no campo no Brasil. Destes, 249 aconteceram na Bahia, estado que ocupou o primeiro lugar no número de ocorrências. As principais vítimas foram pessoas sem terra, quilombolas e indígenas.

O evento contará com a apresentação dos dados relativos à Bahia e ao Brasil e os comentários de Jean Marc van der Weid, economista agrícola e ambientalista, ex-presidente da União Nacional dos Estudantes – UNE (1969-1971), co-fundador da AS-PTA – Associação Agricultura Familiar e Agroecologia.

A publicação, elaborada anualmente, desde 1985, pelo Centro de Documentação Dom Tomás Balduíno, da CPT, sediado em Goiânia (GO), coleta, sistematiza e analisa os dados de conflitos no campo brasileiro.

O lançamento é uma parceria da CPT-BA com a Associação de Advogados/as de Trabalhadores/as Rurais (AATR-BA), o grupo de pesquisa Geografia dos Assentamentos Rurais da Bahia (GeografAR/UFBA) e a Comissão Especial da Reforma Agrária e do Direito Humano à Terra e ao Território da Ordem dos Advogados/as do Brasil (OAB) - Salvador.

O evento será transmitido ao vivo no canal do Youtube da CPT-BA.

Edição: Gabriela Amorim