Bahia

Romaria

Primeiro dia da 47ª Romaria da Terra e das Águas é marcado por encontro dos povos em defesa da Casa Comum

Até domingo (07), centenas de romeiros e romeiras se encontram em Bom Jesus da Lapa

|
Centenas de romeiras e romeiros se encontram em Bom Jesus da Lapa até domingo (07) - Thomas Bauer – CPT Bahia/H3000

Na manhã desta sexta-feira (05), romeiros e romeiras que vieram de várias comunidades Brasil afora chegaram a Bom Jesus da Lapa (BA) para participar da 47ª Romaria da Terra e das Águas. O encontro, que neste ano tem como tema “De mãos dadas por justiça socioambiental para salvar a Casa Comum” e lema “Farei uma nova Aliança com meu povo” (Cf. Jeremias, 31:31), iniciou-se com o acolhimento dos participantes, a Missa de abertura e a 2ª Feira dos Povos da Terra e das Águas.

Nesta 47ª Romaria da Terra e das Águas, a chegada dos romeiros e romeiras é marcada por um misto de fervor espiritual e compromisso social. Unidos pelo propósito de discutir a vida em sociedade e nossa existência na Terra, nossa Casa Comum, eles trazem consigo não apenas a devoção, mas também a determinação em promover mudanças positivas. Movidos pela fé e pela consciência socioambiental, participantes convergem para este encontro anual com a esperança de fortalecer laços comunitários e encontrar soluções para desafios contemporâneos, reafirmando assim seu papel ativo na construção de um futuro sustentável e inclusivo.


Missa de abertura da 47a Romaria da Terra e das Águas de Bom Jesus da Lapa / Thomas Bauer – CPT Bahia/H3000

“Terra, pão e água para todos!”

Foram centenas de pessoas que se reuniram na Esplanada do Santuário de Bom Jesus da Lapa para a missa de abertura, presidida pelo Reitor do Santuário, Padre Roque Silva. Durante a homilia, o Padre reforçou que até domingo (07), todos os povos se encontram em um grande retiro, numa grande caminhada, provocados e provocadas e instruídos e instruídas para salvar a Casa Comum. Fazendo uma reflexão sobre as leituras e as falas dos Papas São Paulo VI, Bento XVI e Francisco, e sobre o tema desta edição da Romaria, Padre Roque nos orienta a buscar constantemente a civilização do amor. “Aqui nos encontramos motivados por este mesmo ideal de fraternidade pessoal, comunitária, social e universal na construção da civilização do amor e de uma terra sem males, onde haja Terra, Pão e Água para todos”.


Romaria é um misto de devoção e compromisso social / Thomas Bauer – CPT Bahia/H3000

A Romaria marca também a realização da 2ª edição da Feira dos Povos e das Águas. Este espaço não apenas celebra a diversidade cultural, mas também promove a economia sustentável ao comercializar produtos da agricultura familiar e agroecológicos. Agricultores e agricultoras, vindos de diferentes regiões, apresentam suas colheitas com orgulho, destacando a qualidade e o compromisso com práticas que respeitam o meio ambiente. A feira fortalece os vínculos entre os produtores e produtoras e os consumidores e consumidoras, incentivando práticas alimentares saudáveis e responsáveis.

O encontro se estende até domingo e a programação conta com diversas atividades. Dentre elas, os Plenarinhos que vão discutir diversos temas, como: Terra e Territórios, Fé e Política, Mudanças climáticas, Juventudes e Crianças unidas para salvar a Casa Comum. Ao final da Romaria, será elaborada uma carta de compromissos dos romeiros e romeiras e das organizações sociais com base nas discussões dos plenarinhos.