O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado na quarta-feira (05) pela Fundação Eco Educativa Fred Dantas, em Tiririca, Barra de Pojuca, Camaçari. O evento reuniu os membros e familiares do Coral e da Filarmônica Ambiental, do Projeto Músicas da Nascente, mantidos pela instituição que festeja 28 anos de criação.
Alunos, diretores e professores da Escola Municipal Várzea de Santo Antônio, que funciona no mesmo sítio, festejaram com um bolo e muita música, o aniversário da fundação. Eles participaram de um plantio de mudas no terreno que serve para atividades de Educação Ambiental e trilhas com estudantes, jovens e adolescentes do projeto. O gestor das Áreas de Proteção Ambiental (APA) Lagoas de Guarajuba e Rio Capivara, Luis Correa, prestigiou a festa e doou 100 mudas de árvores nativas. As APAs são geridas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). A Fundação Eco Educativa Fred Dantas foi recém-eleita para compor o Conselho Gestor da APA Lagoas de Guarajuba para o biênio 2024-2026.
Convidados, apoiadores e uma representante da Secretaria Municipal de Camaçari marcaram presença e elogiaram a dedicação dos dirigentes e os impactos sociais positivos do trabalho da fundação para a comunidade local. Claudia Correia e Virgínia Costa do Coletivo Preserve Itacimirim representaram a organização e destacaram a contribuição da fundação na preservação da fauna e da flora da região e na formação das futuras gerações como agentes ecológicos.
A programação contou ainda uma Missa Ambiental, celebrada pelo Padre Miguel Ramon, presidente da Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (ACOPAMEC), em Salvador. A filarmônica e o Coral apresentaram cânticos litúrgicos e alunos da escola participaram do ofertório com frutas e produtos naturais do sítio. Ao final da missa, um cortejo percorreu a área verde do espaço, liderado pelo Maestro Fred Dantas, fundador da instituição. Ele agradeceu o apoio dos voluntários, das instituições parceiras e da empresa Bahia Control, especializada em equipamentos e peças industriais e homenageou os que se dedicam ao trabalho educativo e social e os que já se foram. “Procuramos fazer tudo com independência de políticos, oferecer formação para jovens através da música e preservar a natureza”, afirmou.
Edição: Gabriela Amorim