O ECOAR – Encontro de Pesquisa e Arte: Seminários Transculturais, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA (PPGAC-UFBA) acontece até o dia 26 em diversos espaços culturais de Salvador, dentre eles, o Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia, o Teatro Martim Gonçalves, o Museu de Arte da Bahia e o Pavilhão de Aulas da Federação (PAF-UFBA).
O evento reúne grandes encontros, espetáculos e atividades formativas, que incluem residências artísticas, oficinas, rodas de conversa, aulas, shows, conferências e seminários, inteiramente gratuitas e abertas ao público. O ECOAR reúne grandes mestres pesquisa vocal, da atuação, do corpo, da performance, da dança, do teatro negro de variadas vertentes e linguagens cênicas, que possuem vasta experiência prática e teórica nos diversos campos da cena, a exemplo das artes circenses, do teatro negro, da dramaturgia, entre outros.
“Nossa proposta com o ECOAR abrange uma série de métodos, estudos e práticas nos mais distintos campos da cena, com a perspectiva de estimular o diálogo entre grupos de pesquisa e suas interações com as linhas de pesquisa do PPGAC”, detalha Meran Vargens, doutora em Artes Cênicas e líder do grupo de pesquisa LAVRARE – Laboratório de Voz: Rastros e Redes do PPGAC.
Criando pontes e conexões entre os grupos de pesquisas do PPGAC com a comunidade estudantil, artistas e pesquisadores do Brasil e do mundo, o ECOAR fortalece redes nacionais e internacionais de pesquisa e processos de criação, possibilitando o compartilhamento de conhecimentos e experiências de diversos trabalhos artísticos.
O ECOAR é uma realização do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Escola de Teatro da UFBA, com financiamento da CAPES e apoio institucional da UFBA, Escola de Teatro, Escola de Dança, Goethe-Instut Salvador-Bahia e Museu de Arte da Bahia. Mais detalhes sobre a programação e sobre as inscrições para as atividades estão disponíveis no site do ECOAR.
Edição: Gabriela Amorim