Na madrugada deste primeiro dia de fevereiro, o Bando Anunciador anunciou o carnaval lá em Itapuã. O povo de terreiro já lavou a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã e, amanhã, dia 2 de fevereiro, é dia de levar os presentes para Iemanjá. E, assim, com as bênçãos sagradas, começa a maior festa profana da Bahia, que toma as ruas da capital e de pelo menos mais 30 cidades do interior.
Em Salvador, a festa, de fato, começa hoje (01) com a Lavagem de Itapuã. Amanhã tem as inúmeras festas no Rio Vermelho e no sábado (03), tem o Fuzuê no Circuito Tapajós (Barra/Ondina), com participação de fanfarras e blocos. No domingo (04), tem o Furdunço com BaianaSystem, minitrios e pranchões também no Circuito Tapajós.
Na segunda e terça (05 e 06), tem as festas gratuitas promovidas pelos pagodeiros Xanddy Harmonia ¬– “A Melhor Segunda-feira do Mundo” – e Léo Santana, com o seu Pipoco. Dia 07 tem o Habeas Corpus, com desfile de bandinhas do Farol ao Morro do Cristo. A abertura oficial do Carnaval acontece na quinta-feira (08), no Centro Histórico da cidade, com a presença Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, BaianaSystem e Ilê Aiyê na Praça Castro Alves.
Sem corda
Apesar de ficar conhecido pelos blocos pagos, o carnaval de Salvador acontece sem cordas também em todos os circuitos. O Carnaval do Pelô terá shows de Daniela Mercury e Blocos Afro, Larissa Luz, Nação Zumbi, Attooxxà, Pedro Pondé, Marina Sena, Margareth Menezes, As Ganhadeiras de Itapuã, Batifun, Baco Exu Do Blues, Baiana System e Adão Negro. Veja aqui a programação completa.
Os blocos sem cordas do Governo do Estado também estarão no Circuito Dodô (Barra/Ondina), com atracões como Léo Santana, Ludmilla, Xamã, Kevi Jonny, Timbalada, Parangolé, entre outros. No Circuito Osmar, no Campo Grande, dentre outros, tem Daniela Mercury, Xanddy Harmonia, Carlinhos Brown, É o Tchan, Saulo, La Fúria, Baiana System, Escandurras.
Além dos circuitos oficiais, haverá desfiles em outros cinco circuitos: Orlando Tapajós (Ondina – Barra), Sérgio Bezerra (Barra – Morro do Cristo), Riachão (Garcia), Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina) e Mãe Hilda Jitolú (Curuzu). Também estão previstas ações especiais, como a Lavagem da Funceb, no Circuito Mestre Bimba, e o Bloco Me Deixe à Vontade, no Palco do Rock.
A Prefeitura de Salvador também vai promover eventos gratuitos durante todo o carnaval, começando com o Furdunço do Centro, no dia 9, com 18 atrações em torno do Campo Grande; o Pôr do Sol na Praça Castro Alves, com Pitty, Davi Moraes e Pepeu Gomes; o Desfile de Fantasias de Luxo LGBTQIAPN+, no dia 12, na Praça Municipal, e o After Batekoo, esticando os dias de festa na Praça Castro Alves.
Além disso, a prefeitura vai manter oito palcos temáticos no Centro. As novidades são o Palco Salvador Capital Afro, só com artistas da música negra, e o Coreto Colorindo Salvador, com artistas, músicos e performistas da comunidade LGBTQIA+. Seguem na programação os palcos Donas do Som, só com mulheres; o Axé Pelô, voltado para a tradicional Axé Music; o Varanda da Folia, que tocará entre os intervalos dos trios do Campo Grande; o Palco Multicultural, com diferentes estilos musicais; a Arena do Samba, para o ritmo baiano; e o Coreto das Orquestras.
No Circuito Osmar haverá ainda Saulo, Ivete Sangalo, Psirico, Xanddy Harmonia, Léo Santana, Parangolé, Oh Polêmico, La Furia, O Poeta, Thiago Aquino, O Kannalha, Timbalada, entre outros.
Alguns bairros de Salvador também terão palcos durante o carnaval, são eles: Cajazeiras, Itapuã, Boca do Rio, Plataforma, Pau da Lima, Periperi, Liberdade e as três ilhas, dos Frades, de Maré e Bom Jesus dos Passos. Além do Bailinho da Cidade, que acontece no Parque da Cidade, no Itaigara, com atrações voltadas especialmente para as crianças nos dias 10 e 11. E o já tradicional Palco do Rock, em Piatã.
Interior
O carnaval também se espalha por diversas cidades da Bahia. Em Itabuna, o Bloco Afro Estandarte vai realizar a tradicional Lavagem do Fuxico. Em Caravelas, os blocos Caravelas e Umbandaum desfilam pelo centro histórico da cidade. Em Olivença e Ilhéus, o Bloco Afro Levada da Capoeira garante sua apresentação e em Maragojipe, a festa que é Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2009.
Vai ter festa também em Alcabaça, Amélia Rodrigues, Barreiras, Belmonte, Caravelas, Cabrália, Camaçari (Arembepe e Guarajuba), Correntina, Canavieiras, Conde, Cairu, Itacaré, Itiúba, Juazeiro, Jandaíra, Jussiape, Lapão, Lauro de Freitas, Lençóis, Mata de São João (Praia do Forte) Mucuri, Maraú, Madre de Deus, Nova Viçosa, Palmeiras, Porto Seguro, Prado, Palmeiras, Paramirim, Piatã, Paratinga, Rio de Contas, São Francisco do Conde, Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe, São Sebastião do Passe, Salinas da Margarida e Vera Cruz, além da cidade de Cachoeira, que trará o Quilombo Folia: Carnaval no Iguape, uma tradição de folia e cultura Quilombola.
Edição: Gabriela Amorim