Começa hoje (13) e vai até domingo (17) a 14a Feira da Agricultura Familiar da Bahia (FEBAFES), no parque Costa Azul, em Salvador. O espaço recebe empreendimentos coletivos ou individuais de agricultores familiares, assentados de programas de reforma agrária, povos e comunidades tradicionais, e economia solidária.
Serão 27 Armazéns Territoriais, espaços de comercialização de mais de 3.000 mil produtos de diversas regiões do estado. As comunidades Quilombolas e os Povos Indígenas também terão tendas específicas para exposição e comercialização de suas produções. O feira também terá uma praça de alimentação com os sabores tradicionais da Bahia do litoral ao sertão.
Este ano, a FEBAFES traz algumas novidades, dentre elas, a realização paralela da 1a Feira Agroecológica da Bahia, com uma variedade de produtos, desde frutas, verduras, hortaliças até itens agroindustrializados como café, cachaça e chocolate, todos certificados pelo Sistema Participativo de Garantia (SPG) do estado, credenciado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A Feira Agroecológica é organizada pela Rede de Agroecologia Povos da Mata, uma articulação dos produtores da agricultura familiar, assentados da reforma agrária, de comunidades indígenas e quilombolas, consumidores e técnicos. A Rede conta com o Organismo Participativo da Avaliação da Conformidade Orgânica (OPAC), que certifica a unidade produtiva agrícola e agroindustrial orgânica e os produtos de seus associados de forma coletiva.
Outras novidades
A feira recebe este ano também a Tenda Brasil, uma parceria com o Governo Federal que possibilitou a exposição e comercialização de produtos de 32 empreendimentos de diversas regiões do país serão expostos e comercializados. Também haverá a Tenda da Economia Solidária e um ambiente climatizado para a venda de chocolates e produtos orgânicos e in natura.
A feira ainda será palco do 1º Festival de Samba de Roda da Bahia, que abrirá a programação musical da FEBASFE e prestará uma homenagem póstuma à líder quilombola Mãe Bernadete Pacífico, do Quilombo Pitanga dos Palmares. O evento contará com apresentações dos grupos Viola do Quilombo, Bicho da Cana e Quixabeira da Matinha.
Outras atrações musicais que passarão pelo palco da Feira são Jau, Adelmario Coelho, Clariana, as bandas Negra Cor (Adelmo Casé), Samba das Pretas e Anarkas, além de Wilson Aragão, Gereba, Paulo Jequié e Cescé Amorim e a atração infantil Pé de Lata.
Simpósio e encontros
A FEBASFE teve ainda como programação paralela o VIII Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar, realizado ontem (12), no Colégio Thales de Azevedo, no Costa Azul, em Salvador. Ao todo, 148 trabalhos foram apresentados durante o evento que discutiu o tema “Experiências e Tecnologias Sociais de Combate à Fome: impulsionando a transição agroecológica e a segurança alimentar na Bahia”. O encontro reuniu pesquisadores (as), estudantes, professores (as), agricultores familiares experimentadores (as) e gestores públicos com o propósito identificar, estimular e divulgar pesquisas, trabalhos e experiências técnico-científicas e populares, desenvolvidos no estado, que contribuam com a agricultura familiar.
Também iniciou ontem o primeiro Encontro da Juventude Rural, com a presença de 200 jovens de vários territórios do estado para discutir a sucessão rural. Até sexta-feira (15), o encontro segue com oficinas e debates que discutem a sucessão rural e o empoderamento da juventude do campo.
Já 8º Encontro Estadual de Mulheres Rurais da Bahia segue até quinta-feira (14), no auditório do Instituto Anísio Teixeira. As agricultoras familiares estão reunidas em debates em torno do tema Mulheres Rurais e Representação Política em Busca do Bem Viver.
A abertura da feira acontece hoje (13) a partir das 17h. Na quinta-feira (14), ela estará aberta ao público das 12h às 22h e de sexta a domingo, das 10h às 22h.
Edição: Gabriela Amorim