Bahia

Festival quilombola

Festival Quilombola de Itacaré começa nesta sexta-feira (17)

Iniciativa é do Conselho Quilombola de Itacaré e segue até o dia 20

Salvador |
IV Festival da Cultura Quilombola de Itacaré acontece até o dia 20 - Divulgação

O Conselho Quilombola de Itacaré realiza o IV Festival da Cultura Quilombola de Itacaré, de hoje (17) até segunda-feira (20). O festival tem uma extensa programação, com feira de economia solidária, exposição de fotografia, Conferência Livre de Promoção da Saúde Quilombola e rodas de conversa, além de manifestações culturais, como apresentações musicais e rodas de capoeira.

No domingo (19), haverá a inauguração da Empresa de Turismo Étnico e Base Comunitária Quilombola de Itacaré, na praia da Coroa. Um marco para a comunidade quilombola que vê, no turismo étnico, umas das formas de sustentabilidade e geração de renda, além da valorização da cultura e identidade locais, consequentemente.

Para Wellington Silva, do quilombo Santo Amaro e presidente no Conselho Quilombola de Itacaré, o Festival traz visibilidade para as comunidades de Itacaré, além de ser uma oportunidade para escoar os produtos feitos por coletivos locais, com o apoio da economia solidária junto ao Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul.

“Minha expectativa é uma visibilidade maior para nós, para nossa comunidade, para que nossas raízes e ancestralidade não sejam esquecidas. O festival é uma oportunidade para chamar a atenção das autoridades sobre nossa existência. Nós existimos e estamos aqui!”, acrescenta a quilombola Monaliza Moreira.

Ela aponta ainda a vasta produção das comunidades quilombolas como uma das formas de sustentabilidade e de resistência dos povos ancestrais. “Nossos quilombos são muito ricos, tanto no que se refere aos frutos que plantamos e colhemos para vender e sustentar nossas famílias, quanto ao pescado que podemos pescar e fazer... e isso gera renda em nossas comunidades”, destacou.

Além do Cesol, também apoiam o Festival a Prefeitura Municipal de Itacaré, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) e o Ministério da Saúde, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), IF Baiano e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Edição: Gabriela Amorim