Bahia

Violência no campo

Um mês após atentado em comunidade Angico dos Dias, executores foram identificados e seguem soltos

Programa Brasil de Fato Bahia destaca situação de medo sofrida por comunidade em Campo Alegre de Lourdes (BA)

Salvador |

Ouça o áudio:

Comunidade de Angico dos Dias pede celeridade para prisão de acusados de atentado que feriu três pessoas - CPT-BA

O Programa Brasil de Fato Bahia desta semana traz novamente o atentado sofrido por comunidades tradicionais do município de Campo Alegre de Lourdes, na divisa com o Piauí. Após um mês do ataque de deixou três pessoas da comunidade de Angico dos Dias feridos, os pistoleiros foram identificados, mas ainda não foram presos. Dentre os, há um policial civil que atua no município. As comunidades afirmam estarem com medo de sofrerem novos ataques, o que tem impactado em suas tarefas cotidianas.

O entrevistado da semana foi o professor Pedro Arantes, integrante do centro de estudos Sou Ciência, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele foi um dos coordenadores de uma pesquisa liderada pelo centro que apontou que, para a maior parte da população brasileira, o poder público precisa ser responsabilizado pelas mais de 700 mil mortes causadas pela covid-19 no brasil, e o país deve investir mais em saúde pública, ciência e pesquisa para evitar novas tragédias.

O quadro Cultura em Foco traz o perfil de um importante intelectual baiano, Manoel Querino. A historiadora Wlamyra Albuquerque conta um pouco da vida desse intelectual negro, defensor de ideias abolicionistas e um dos pioneiros nos registros antropológicos e na valorização da cultura africana na Bahia.

Nesta semana tem ainda mais um episódio da série No Rastro das Lutas: movimentos populares abrindo caminhos para a democracia e direitos no Brasil, produzida em parceria com a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE). Esse sétimo episódio fala sobre a resistência quilombola que atravessa séculos de história no país e segue sendo exemplo de organização e luta.

 O programa Brasil de Fato Bahia também é veiculado nas rádios comunitárias de Anguera, Antonio Gonçalves, Baixa Grande, Brumado, Campo Alegre, Capim Grosso, Conceição do Almeida, Correntina, Cruz das Almas, Inhambupe, Ipiaú, Itaberaba, Itapetinga, Itaetê, Jaguarari, Jiquiriçá, Laje, Macajuba, Miguel Calmon, Nazaré, Paratinga, Piritiba, Quixabeira, Remanso, Ruy Barbosa, Santaluz, Tucano e Xique-Xique.

E está disponível de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato por meio do e-mail.

Edição: Gabriela Amorim