Bahia

Makota Valdina

Edital que premiará projetos sobre educação antirracista prorroga inscrições

Edital Makota Valdina, da SEC e Sepromi, tem inscrições prorrogadas até o dia 24

Salvador |
Edital irá premiar projetos para educação antirracistas nas escolas estaduais - Joá Souza/GOVBA

O edital Makota Valdina teve as inscrições prorrogadas até o dia 24 de setembro. O edital, promovido pelas Secretarias do Estado da Educação (SEC) e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) vai selecionar e premiar projetos escolares estaduais de boas práticas voltadas à educação antirracista e de valorização da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena.
 
Podem se inscrever projetos em duas modalidades. A primeira se refere a projetos que contribuam para a implementação, nas unidades escolares, das leis federais nº 10.639/03, sobre obrigatoriedade do ensino da cultura e história afro-braslieira; e nº 11.645/08, sobre obrigatoriedade de ensino da cultura e história indígena. A segunda diz respeito à produção de recursos educacionais que buscam contribuir para a implementação dessas leis.
 
A inscrição na Modalidade 1 deve ser feita por meio de formulário digital, disponível no link. Já os concorrentes na Modalidade 2, além da inscrição no formulário no seguinte link, devem também encaminhar um exemplar do recurso educacional, através de postagem (5ª Avenida, nº 550, Centro Administrativo da Bahia (CAB), 2º andar, sala 203, Salvador, BA. CEP: 41.745-004)
 
Serão selecionados 108 projetos escolares e 54 recursos educacionais, a serem executados em 2024. As propostas submetidas ao edital serão apoiadas financeiramente pela SEC, via Fundo de Assistência Educacional (FAED). Para a Modalidade 1 serão disponibilizados até R$ 50 mil para cada projeto selecionado e, par a Modalidade 2, até R$ 10 mil. O resultado deverá ser divulgado no dia 14 de novembro.

Edição: Gabriela Amorim