Bahia

Programa de rádio

Rede Vozes Negras pelo Clima é destaque na edição #70 do programa Brasil de Fato Bahia

Tem ainda dados sobre conflitos no campo na Bahia, entrevista com Mariene de Castro e mais

Salvador |

Ouça o áudio:

Programa Brasil de Fato Bahia vai ao ar em 30 rádios comunitárias por todo o estado - Divulgação

Na edição de número 70 do programa Brasil de Fato Bahia destacamos a organização da Rede de Mulheres Negras pelo Clima. A articulação reúne onze lideranças negras de periferias urbanas, comunidades quilombolas, pesqueiras e ribeirinhas de oito estados do Brasil, dentre eles, a Bahia, para denunciar o racismo ambiental sofrido por suas comunidades e propor caminhos possíveis de superação desse cenário.

Este programa traz também os dados sobre os conflitos no campo na Bahia. A pesquisa realizada pela Comissão Pastoral da Terra aponta que o estado aparece pelo segundo ano consecutivo como o terceiro estado com maior número de casos de conflitos no país.

Outra reportagem traz ainda as denúncias da família da Yalorixá Bernadete Pacífico assassinada no último dia 17 em Simões Filho. Eles alegam que havia inúmeras falhas no sistema de proteção a defensores de direitos humanos que deveria ter resguardado a integridade física de Mãe Bernadete.

Na entrevista da semana, temos a cantora baiana Mariene de Castro, falando sobre seu novo trabalho, sobre o samba na Bahia, o carnaval de Salvador e mais.

Tem ainda os quadros Saúde e Comunidade, com uma discussão sobre aborto e religião; Mosaico Cultural, falando sobre capoeira angola; e Alimento é Saúde, contando sobre a serralha.

O programa Brasil de Fato Bahia também é veiculado nas rádios comunitárias de Anguera, Antonio Gonçalves, Baixa Grande, Brumado, Campo Alegre, Capim Grosso, Conceição do Almeida, Correntina, Cruz das Almas, Inhambupe, Ipiaú, Itaberaba, Itapetinga, Itaetê, Jaguarari, Jiquiriçá, Laje, Macajuba, Miguel Calmon, Nazaré, Paratinga, Piritiba, Quixabeira, Remanso, Ruy Barbosa, Santaluz, Tucano e Xique-Xique.

E está disponível de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato por meio do e-mail.

 

Edição: Gabriela Amorim