A Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) acontece de 9 a 13 de agosto no Centro Histórico de Salvador. Nesta sétima edição, tem a escritora e ialorixá Mãe Stella de Oxóssi como homenageada. Dentre os escritores que passarão por lá estão o moçambicano Mia Couto e a brasileira Eliana Alves Cruz, vencedora do Prêmio Jabuti 2022 na categoria Contos, pelo livro A Vestida.
Além deles, mais cerca de 150 escritores devem passar pelas ladeiras do Pelourinho nesta semana. As mesas de debates, rodas de conversa com crianças e toda a programação acontece em diversos espaços pelo Centro Histórico, como o Teatro Sesc-Senac, o Largo do Pelourinho e a Fundação Casa de Jorge Amado.
A Praça Tereza Batista receberá a Vila Literária, com programação voltada para o público mais jovem. Por lá, passarão 60 autores e estudiosos, tendo Mãe Stella de Oxóssi como referência, para guiar as conversas sobre literatura, além de exposição de editoras independentes. Na programação constam lançamentos de livros, zines e revistas; exposição e vendas de livros; sarau e performance; contação de histórias ao público infanto-juvenil; bate-papo sobre a produção literária nas escolas.
Espaço Infantil
A Praça das Artes no Pelourinho vai ser ocupada pelo Espaço Infantil Mabel Velloso que terá uma programação especial voltada para as crianças. Haverá oficinas, exposição e vendas de obras literárias, contações de histórias, palhaçaria e lançamentos de livros escritos por crianças e pessoas adultas, a maioria com narrativas afrocentradas, criadas por autoras e autores negros.
Nos dois primeiros dias, o espaço terá a participação dos alunos da Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos. A instituição foi criada por Mãe Stella de Oxóssi e funciona dentro do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá. A escola é vanguarda no que diz respeito à inserção do ensino do iorubá no processo de formação das crianças.
Outras artes
A Flipelô também abrigará uma exposição fotográfica sobre Mãe Stella de Oxóssi. A exposição a céu aberto nas ruas do Pelourinho apresenta 30 fotografias inéditas do fotógrafo e vídeo-documentarista italiano Antonello Veneri.
Na estação do metrô Campo da Pólvora, uma outra exposição com dez fotografias também compõe a programação da festa literária. A Exposição Amados Olhares é resultado de concurso fotográfico, com tema "Gente do Povo – Heróis de Jorge Amado – Protagonistas do 2 de julho". As 10 fotos selecionadas estarão expostas a partir do dia 09/08.
Como de costume, a Flipelô também abre espaço para a gastronomia. A Rota Gastronômica Amados Sabores, com curadoria do afrochef Jorge Washington, contará com a participação de 41 restaurantes já confirmados do Pelourinho, Carmo e Santo Antônio Além do Carmo, além da Casa do Benin e do Restaurante do Senac. Os estabelecimentos produzirão pratos com preços especiais, com receitas do livro "A Cozinha Africana da Bahia", de Guilherme Radel.
Espaço Inclusão
O Espaço da Inclusão, localizado no Largo do Terreiro de Jesus, estará voltado tanto à valorização de pessoas com deficiência quanto à inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
Na programação, terá arte, cultura, teatro com professores surdos, libras, audiodescrição, músicos e fotógrafos autistas, lançamento de livros de autores com deficiência, assim como uma oficina de adaptação do livro de Mabel Veloso, para as mães e seus filhos com Microcefalia com atletas PCDs, roda de conversa com Mulheres do Movimento POP RUA, e muito mais.
A programação completa da Flipelô está disponível no site do evento.
Edição: Gabriela Amorim