Bahia

Abolicionismo

Angela Davis e Gina Dent lançam livro sobre abolicionismo em penitenciária de Salvador (BA)

As escritoras também participaram do lançamento do livro de poemas produzido pelas mulheres encarceradas

Salvador |
Da esquerda para direita: Raquel de Souza, tradutora do livro Abolicionismo. Feminismo. Já, Angela Davis, Gina Dent e Denise Carrascosa - Lis Pedreira

O julho na Bahia é das mulheres negras. Quer seja por neste mês ser celebrado o dia internacional da Mulher Negra Latino Americana e Afro Caribenha e o dia nacional de Tereza de Benguela, quer seja para destacar e valorizar os pensamentos e as narrativas negras que conectam feministas negras pelo mundo. É com esse propósito de ampliar os holofotes e de esquentar o debate sobre o abolicionismo feminista que a Bahia recebeu as ativistas norte-americanas Angela Davis e Gina Dent.

Davis e Dent fizeram parte da programação do Congresso da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Elas também movimentaram uma tarde histórica no Complexo Penal da Penitenciária Lemos Brito, em Salvador. No último dia 11, as escritoras fizeram questão de realizar um lançamento do livro Abolicionismo. Feminismo. Já. para mulheres em condição de cárcere. Na oportunidade, essas mulheres, escritoras de si, também lançaram uma coletânea de poesias intitulada Firminas em Fuga.

O livro traz poemas escritos por elas e organizados pela professora Denise Carrascosa, da UFBA. A publicação é editada pelo selo Corpos Indóceis e Mentes Livres, da editora Ogums Toques Negros, com conselho editorial de mulheres negras, escritoras e artistas.

Denise avalia que a possibilidade de fazer esse lançamento coletivo dentro da penitenciária feminina do estado é fundamental para estabelecer uma conexão transnacional do feminismo negro, promovendo um fortalecimento recíproco da luta. “Isso mostra como nós estamos traçando rotas de fuga que são diferentes no mundo afro-diaspórico, mas que em algum momento se intercruzam e se interseccionam”, diz.

“É extraordinário que a gente possa, inclusive juntas, pensar a partir da experiência de encarceramento, aprendendo com mulheres negras que estão encarceradas. Quais são as suas emoções? Os seus sentimentos, os seus medos, as suas esperanças, os seus desafios, os seus projetos expressados através da arte poética?”, questiona. Denise destaca a relevância histórica desse encontro, ao lançar um olhar humanizado e interessado nas subjetividades de mulheres sobreviventes do sistema prisional.


Complexo Penitenciário Lemos Brito foi palco do lançamento dos livros Feminismo. Abolicionismo. Já e do Firminas em Fuga / Lis Pedreira

Nesse mesmo entendimento de atenção para mulheres anônimas, cujas vozes não são ouvidas, Angela Davis reforça o seu propósito de caminhos e de escolhas. “Nós afirmamos que as nossas afinidades e o nosso compromisso está com aquelas pessoas posicionadas bem na base da pirâmide social. Afirmarmos que o nosso feminismo é um feminismo das mulheres da classe trabalhadora, de mulheres negras, mulheres não brancas que estão envolvidas com o movimento ambientalista. Em outras palavras, não diz respeito a mulheres avançando profissionalmente de forma individual. Diz respeito a mudar a sociedade, criar um mundo melhor para todas as pessoas”, declara Davis.

Pensando na conexão com os tempos, com a ancestralidade, o agora e possibilidades de caminhos futuros, Gina alerta que muitas pessoas que têm se denominado abolicionistas nunca visitaram uma prisão. “Quando você faz isso, você percebe que é necessário aceitar certas normas para que possa desenvolver o seu trabalho. Por isso, nós começamos a trabalhar com esse abolicionismo como algo que é orientado para uma época futura e que é baseado em histórias passadas, principalmente na nossa luta contra a instituição escravocrata. Nós, sempre adotamos a estratégia de vivermos em múltiplas formas de tempo”, declara.

Denise reforça a existência do feminismo negro a partir de um conjunto multidiverso de experiências, de lutas de mulheres negras em prol da construção de vidas em liberdade. “Da compra de cartas de alforria, da construção imaginativa de futuros possíveis para outras gerações. Da construção de ambientes de vida que sejam ambientes de saúde mental física, financeira. Essas várias formas de experimentação de outras existências, destinos, atmosferas são modos incontornáveis e gravados na história através dos quais mulheres negras organizadas se constituíram para sobreviver e existir com dignidade”, afirma Carrascosa ao destacar que esses modos estão vivos e se reinventam todos os dias até a contemporaneidade.

Abolicionismo

Motivada pelo novo momento político do Brasil, em coletiva de imprensa, Angela fez questão de iniciar as suas pontuações destacando a atenção com que acompanha as notícias políticas do país nos últimos anos. Ela destaca que independentemente da grande semelhança que existe entre a situação política do Brasil e dos EUA é importante enfatizar que as pessoas brasileiras impediram a reeleição de Bolsonaro, elegendo um candidato progressista.


Angela Davis ao lado de Denise Carrascosa que assina o prefácio da edição brasileira de Abolicionismo. Feminismo. Já / Lis Pedreira

“Nós nos EUA apesar de termos conseguido expulsar o fascismo da Casa Branca, elegemos uma pessoa que não tem desenvolvido as suas funções da maneira como gostaríamos que estivesse desempenhando. Nós gostamos de perceber o Brasil como um país que deu um passo adiante em comparação com os Estados Unidos”, afirma. Davis segue fazendo essa contextualização para tocar o dedo na ferida social e na relação que ela vê entre o racismo e o sistema de segurança pública do mundo.

“A questão da segurança sempre foi um assunto abordado e priorizado pelos partidos de direita, como uma questão principal na maioria dos países. Nós sabemos que nos Estados Unidos esse chamado pelo saber e pela ordem tem sempre sido um chamado racista e tem sido abraçado tanto por democratas quanto por republicanos”, avalia a ativista.

Gina Dent relembra que estiveram na Bahia em 2017 e, nessa nova passagem por terras baianas, fala da urgência da sociedade se incluir e se pensar diante do tema do encarceramento. “O livro lança luz para as formas alternativas de alcançarmos a justiça na sociedade restabelecendo o equilíbrio e reconhecendo os danos e prejuízos causados, sem investir novamente nesse mesmo sistema que causa tanta dor”, declara.

Dent reforça que mesmo em comunidades não brancas e comunidades negras, geralmente, é difícil abordar essas questões sem esses chamados por melhores formas de segurança porque nós somos aqueles e aquelas que mais sofrem com essas questões. “Para construirmos movimentos que nos compreendam de maneira ampla, essa é a tarefa. Nós temos trabalhado por uma perspectiva global, e é isso que trabalhamos toda vez que viemos ao Brasil, porque precisamos pensar em nossas posturas políticas, de forma compartilhada”, afirma.

Ao refletir sobre os primeiros passos na construção de uma sociedade abolicionista e também para pensar como a sociedade e o sistema de justiça se aliam à criminalização, ao racismo e à violência de gênero, Gina aponta a ideologia punitivista como um dos principais entraves. “O problema é que toda vez que algum tipo de situação ou alguns tipos de violência que nos afetam são cometidos, nós queremos mensurar o sucesso da punição a partir do número de anos de encarceramento”, diz.

Em sintonia com pensamento de Gina, Davis reafirma a necessidade de desconstruir a ideia de justiça vingativa. “O feminismo abolicionista está sempre olhando além, para uma época na qual a justiça não precisa ser uma justiça vingativa, para uma época na qual a justiça seja aquela que venha a promover a harmonia e a saúde. Mas nós estamos convivendo com essa justiça vingativa. Esse é o tipo de justiça que existe em praticamente todos os sistemas judiciários do mundo, no momento. E é essa forma de justiça que a maioria das pessoas tem internalizado e que afeta a emoção das pessoas”, acrescenta Angela Davis.
 
Dent acredita que é papel do feminismo abolicionista apontar os novos caminhos dessa outra justiça. “Nós precisamos aprender a pensar sobre equidade e igualdade dentro de nossos próprios termos. A tarefa do feminismo abolicionista ou do abolicionismo feminista é pensar sobre isso, restabelecendo uma cultura que é baseada em nossos valores culturais tradicionais e construir de tal maneira que nós não estejamos nos espelhando nos valores culturais da sociedade dominante”, afirma.

Davis acredita que o feminismo abolicionista precisa abraçar essas duas formas de justiça, ainda que pareça contraditório. “Precisa pensar e incorporar essas duas formas de justiça. Essa com a qual estamos convivendo atualmente e aquela que percebemos para uma época futura”, defende.

Ao apontar esses caminhos, as pensadoras concordam que é preciso incluir outras formas de justiça. Justiça alternativa, ou como preferem chamar, justiça transformadora, justiça restauradora. “A solução não pode ser uma solução na qual se cause ainda mais dano a essa pessoa que causou danos. Dessa forma, nós resistimos a participar de uma sociedade que só nos convida a fazer parte dela se participarmos desses processos que causam violência e danos”, reforça Gina.

Davis reforça que precisamos refletir sobre o motivo de acreditarmos no punitivismo como a melhor forma de lidar com os danos. “As pessoas precisam compreender porque sentem essa necessidade de penas mais pesadas, mais longas. E isso não significa que nós não possamos refletir sobre como a justiça deve ser desdobrada. Refletir sobre o porquê existe essa necessidade de punir. Nada vai mudar de maneira fundamental. Nada vai ser modificado em termos do caráter, da característica estrutural. É essa a natureza fundamental de contemplarmos aquilo que parece ser de natureza contraditória. É muito importante pensar e apontar para o futuro”, declara.

Abolicionismo. Feminismo. Já.

O livro Abolicionismo. Feminismo. Já. chega ao Brasil com um apelo urgente por um feminismo interseccional, internacionalista e abolicionista. Amplificado pelos protestos mundiais após o assassinato de George Floyd em 2020 por um policial uniformizado, o abolicionismo tem se amplificado, cada vez mais, no debate político. As demandas pela desmilitarização da polícia e pela suspensão da construção de prisões estão no centro do Black Lives Matter, nos Estados Unidos, e de outros movimentos em toda a diáspora africana.

A publicação mostra que abolicionismo e feminismo estão lado a lado na luta por uma causa comum: o fim do estado carcerário, com seu papel fundamental na perpetuação da violência, tanto pública quanto privada, nas prisões e na casa das pessoas. Lançado pela editora Companhia das Letras, com orelha da socióloga baiana Vilma Reis e prefácio da professora Denise Carrascosa, uma referência no país em crítica literária e na luta anti-encarceramento, o livro tem a tradução da também baiana Raquel de Souza, profissional que há bastante tempo apoia a comunicação com Davis, sendo a sua tradutora no Brasil. O livro é de autoria coletiva, e além de Angela Davis e Gina Dent, Erica Meiners e Beth Richie também assinam a publicação.

Denise destaca, no prefácio, a intencionalidade gráfica dos pontos após cada palavra no título Abolicionismo. Feminismo Já. “Os pontos entre as palavras, abolição, feminismo e já, significa que os movimentos pela abolição da escravidão e do escravismo tiveram sempre uma abordagem, uma metodologia, uma configuração feminista e, principalmente, feminista negra, porque nunca prescindiram da organização da projeção política e da imaginação de mulheres negras no sentido de construírem a libertação das pessoas”, declara Carrascosa.

Ela defende que as mulheres negras nunca deixaram de lutar pela abolição de todas as formas de opressão e violência contra as populações negras na diáspora. Então, esse substantivo composto entre os movimentos pela abolição e os movimentos de mulheres pela liberdade, em especial, de mulheres negras, articula-se nessa triangulação com o tempo do já. Um tempo que se organiza desde a época da escravidão até a contemporaneidade.

“É o tempo da urgência. Esse tempo da urgência do combate à violência racista, hétero-patriarcal e capitalista que vai articular a agenda feminista e abolicionista ao longo dos séculos. Então, são os substantivos que valem por si próprios em sua força de construção de Liberdade, mas só conseguem formar um movimento forte genealogicamente a partir do intercruzamento das suas histórias”, afirma a professora.

Edição: Gabriela Amorim