Bahia

Edital

Funceb lança edital para propostas artísticas para celebração do Bicentenário da Independência

Serão premiadas 116 propostas artísticas, totalizando R$ 3 milhões

Salvador |
Inscrições ficam abertas até dia 21 de junho para categorias Bandeira Independente, Circulações Literárias Decoloniais e Iniciativas Artísticas (Circo, Dança, Música e Teatro) - Divulgação

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), lança o edital Diálogos Artísticos - Bicentenário da Independência da Bahia com o intuito de promover a celebração da data. Serão premiadas 116 propostas artísticas de todos os territórios de identidade da Bahia.   
 
As inscrições podem ser feitas até dia 21 de junho no site da Funceb, via correios ou presencialmente na instituição. As propostas devem tomar como eixo temático o marco histórico, desdobrando na representação do seu imaginário nos dias atuais.   
 
Serão selecionados projetos artísticos, inéditos ou não, nas categorias: Bandeira Independente (Artes Visuais), Circulações Literárias Decoloniais (Literatura) e Iniciativas Artísticas I e II (Circo, Dança, Música e Teatro). As premiações totalizam R$ 3 milhões.  
 
Na primeira categoria, Bandeira Independente, serão aceitas propostas que apresentem releituras da bandeira nacional a partir da utilização de signos que remetam à Independência na Bahia, suas lutas e história.  
 
Em Circulações Literárias Decoloniais podem se inscrever propostas de circulação e difusão literária baiana sob uma perspectiva de decolonialidade por meio dos formatos de CirculAÇÃO de Artistas da Palavra, youtubers literários ou booktubers e influencers para a Literatura Baiana.   
 
Já em Iniciativas Artísticas I e II serão aceitas propostas diversas de criação, produção e difusão nas linguagens de circo, dança, música e teatro, nos quais atuem oito ou quatro integrantes, respectivamente, como ações performáticas, instalações, circulação de espetáculos, festivais, batalhas de dança, criação de textos dramáticos, apresentações e outras categorias indicadas no edital.  
 
A inscrição é gratuita e o edital prevê cotas de 30% das vagas para pessoas pretas e pardas, 2% para pessoas indígenas e 5% para pessoas com deficiência, mulheres, mulheres e homens trans e travesti.

Edição: Gabriela Amorim