Na madrugada deste domingo (05), mulheres do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) ocuparam duas fazendas abandonadas na Bahia. Na região da Chapada Diamantina, a ocupação aconteceu na Fazenda Rosarinho, município de Rafael Jambeiro, com cerca de 100 mulheres sem terra. De acordo com o MST, o latifúndio com mil hectares está abandonado há mais de oito anos e sem cumprir sua função social.
Outra ocupação aconteceu na região nordeste do estado, no município de Jeremoabo, onde 200 mulheres sem terra ocuparam a fazenda Espinheiro. Ainda segundo o MST, a área estava também abandonada há muitos anos, sendo uma parte de terras devolutas e outra parte, com mais de 620 hectares, de um único proprietário.
As ocupações fazem parte da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra, que neste ano traz o lema "O agronegócio lucra com a fome e a violência, por terra e democracia, mulheres em resistência".
O MST ressalta que as mulheres sem terra estão mobilizadas e em luta, defendendo o direito à terra, para produzir alimentos saudáveis para alimentar o povo, denunciando a destruição da natureza. E defende a Reforma Agrária como solução imediata para milhares de famílias acampadas, distribuindo a terra e fortalecendo a produção de alimentos saudáveis para acabar com a fome.
Edição: Gabriela Amorim