O Sistema Único de Saúde (SUS) terá um esquema especial de atendimento à população durante o Carnaval deste ano na Bahia. A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) pretende reforçar os plantões em hospitais da capital e do interior, além de instalar postos de testagem nos circuitos de Salvador e Porto Seguro para a realização de testes rápidos que detectam HIV, sífilis e hepatites B e C, bem como a distribuição de mais de um milhão de preservativos.
No período, os foliões também vão ter acesso a ações educativas que visam a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e de incentivo à doação de sangue. A secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, afirma que toda a estrutura foi pensada para garantir a assistência ao folião sem comprometer o atendimento de rotina nas unidades. “Vamos reforçar as equipes nos hospitais e unidades de emergência, intensificar as ações de vigilância à saúde e realizar ações de comunicação voltadas para a doação de sangue e prevenção as infecções sexualmente transmissíveis. As equipes da secretaria também farão inspeções diárias nas unidades de saúde com o objetivo de verificar, entre outros itens, a necessidade de substituição ou suplementação de material”, adianta a secretária.
Também foi montado um plano em caso de acidentes de grandes proporções, com uma estrutura para o atendimento a múltiplas vítimas instalada no Hospital Geral do Estado (HGE). “Depois de dois anos sem festa, temos a certeza que vamos realizar um Carnaval memorável, garantindo saúde e assistência para baianos e turistas”, completa a secretária.
Serviços disponibilizados
Na capital, os hospitais Geral do Estado (HGE), Roberto Santos (HGRS), Ernesto Simões (HGES) e Subúrbio (HS) estarão prontos para receber, se necessário, ocorrências de maior gravidade, com reforço nos plantões em hospitais da capital e do interior. Já no interior, haverá aumento do número de profissionais em dez hospitais que estarão prontos para atender ocorrências de 22 municípios.
O SUS também disponibilizará testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais em dois postos instalados na Avenida Centenário, na Barra, e na Avenida Milton Santos, em Ondina, em Salvador. No interior, um posto de testagem será montado em Porto Seguro, na Passarela do Descobrimento. Os postos funcionarão todos os dias da folia, iniciando os atendimentos sempre às 16 horas. Além dos testes, serão distribuídos preservativos masculinos e femininos e material informativo sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.
Além disso, o Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador, terá um serviço de atendimento às mulheres vítimas de violência, pronto para acolher mulheres, adolescentes e trans a partir de 12 anos. A unidade estará de prontidão para atender possíveis vítimas 24 h por dia, com uma equipe multiprofissional com médicos ginecologistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e farmacêuticos.
A Sesab também destaca a importância de manter os estoques dos bancos de sangue para o período. Neste sentido, as unidades que recebem doação funcionarão no horário habitual na quinta (16) em Salvador. Na sexta-feira (17) e no sábado (18), o Hemocentro Coordenador receberá os doadores das 7h30 às 17h e o Hemóvel estará no Salvador Shopping, de 8h às 17h. No domingo (19), todas as unidades estarão fechadas. Na segunda e terça-feira de Carnaval, a sede da Hemoba atende das 7h30 às 17h e, o Hemóvel, de 8h às 17h, na Estação Rodoviária. Na Quarta-feira de Cinzas, o Hemocentro abre das 8h às 18h30; o Hemóvel funciona, de 13h às 18h, no Salvador Shopping, e as outras unidades funcionarão normalmente, exceto a do Hospital Irmã Dulce. No interior do estado, todas as unidades estarão fechadas no sábado (18) e domingo de Carnaval (19).
Com informações da Sesab
Edição: Gabriela Amorim