No programa Brasil de Fato Bahia você fica por dentro das notícias a partir de uma visão popular sobre a Bahia e o Brasil. Nesta edição, tem reportagem sobre os nomes baianos que compõem o governo de transição de Lula e entrevista com um deles, Yuri Silva. Yuri é coordenador nacional do Coletivo de Entidades Negras (CEN) e compõe o GT Igualdade Racial na equipe de transição presidencial. Ele conversa com a gente sobre a necessidade de priorizar o enfrentamento ao racismo no governo Lula e o papel dos movimentos populares nesse novo mandato.
Nessa edição, também trazemos um dado grave sobre o racismo institucional na Bahia. Segundo o relatório da Rede de Observatórios de Segurança, 98% das pessoas mortas pela Polícia Militar na Bahia são negras. Dos sete estados monitorados pela rede, a Bahia é o que tem o maior índice de pessoas negras assassinadas.
Outro destaque dessa edição é a farinhada das mulheres na Serra do Padeiro, no sul da Bahia. Na semana passada, mais de uma centena de mulheres indígenas se reuniu no evento que há 16 anos fortalece os laços entre diversas comunidades e tradições indígenas.
No Cozinha Baiana, a chef Manuela Gomes, a Manu Bombom, ensina a receita de frigideira de repolho com camarão seco, um prato tradicional das festas de família.
E também tem quadro novo na área! "No Apito da Vez" estreia trazendo comentários de torcedores sobre seus esportes favoritos. Na primeira edição do quadro, tem feirense falando sobre a emoção de assistir a Copa do Mundo do Catar.
Edição: Lorena Carneiro