Chega novembro e a Bahia tem tanta opção cultural que é preciso organizar muito bem a agenda e os horários para acompanhar e participar de perto de todo o agito. Por isso, o Brasil de Fato Bahia preparou alguns destaques para te ajudar a escolher e a fazer a programação que mais combina com você.
Panorama Internacional Coisa de Cinema
O Panorama Internacional Coisa de Cinema acontece de 3 a 9 de novembro e chega à maioridade. São 18 edições e como diz o lema deste ano: "a nossa fome de cinema só aumenta". Para saciar essa fome de carne e osso, essa fome de cinema de rua, o Panorama traz filmes de 22 países em competitiva internacional.
As produções baianas também ganham lugar especial na programação. Entre os longas baianos estão “Cidade Porto”, de Bernard Attal, e “Mugunzá”, de Ary Rosa e Glenda Nicácio. Nas listas de curtas serão exibidos “Assentamento”, de Shai Andrade, “Não vim no mundo para ser pedra”, de Fabio Rodrigues Filho, e “O ovo”, de Rayane Teles.
Cada sessão da Competitiva será formada por dois ou três curtas exibidos junto com um longa-metragem. Ao final, haverá debate com diretores e equipe das obras. Em Salvador, a programação se concentra no Cine Metha Glauber Rocha. Os ingressos custam R$12,00 (inteira), R$ 6,00 (meia) e podem ser adquiridos diretamente na bilheteria do cinema ou online através do site do Cine Metha Glauber Rocha. Já em Cachoeira, para onde o festival retorna este ano, o acesso à programação no Cine Theatro Cachoeirano será gratuito.
Para saber mais, acesse: https://panorama.coisadecinema.com.br
FLICA
A Festa Literária Internacional de Cachoeira, a FLICA, chega a sua 10ª Edição e acontece de 03 a 06 de novembro, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Ao longo dos anos, a Festa se estabeleceu como um dos principais encontros literários do Brasil. Neste ano, o evento traz como tema "Liberdade e Literatura Brasis".
A FLICA nasceu e se afirmou no Recôncavo da Bahia, região estratégica para o entendimento do desenvolvimento socioeconômico e cultural do Brasil e pano de fundo para escritores como Gregório de Matos, Castro Alves, João Ubaldo Ribeiro e Jorge Amado. Novas gerações de artistas baianos lançam as suas obras durante toda a programação, que reúne também música, debates e uma programação dedicada à criançada, a Fliquinha.
Veja a programação para ir de galera: www.flica.com.br
Flipelô
A Fundação Casa de Jorge Amado apresenta mais uma edição da Flipelô – Festa Literária Internacional do Pelourinho, que nesta edição celebra a memória e o legado deixado por Jorge Amado através de seus personagens.
O evento teve início nesta terça (01) e vai até o dia 06 de novembro. Realizada no Pelourinho, a Flipelô ocupa diversos espaços no Centro Histórico de Salvador, com acesso livre e gratuito em todos os eventos.
Com o objetivo de estimular a literatura, principalmente entre os jovens, e preservar a memória e o legado do escritor baiano mais traduzido no mundo, Jorge Amado, a Flipelô discute muitos temas, lança diversos livros, mas – sobretudo – fomenta o mercado editorial e incentiva as narrativas de novos escritores.
Fique por dentro de tudo o que vai rolar. Acompanhe as novidades no site https://flipelo.com.br/
Bienal do Livro Bahia
E novembro segue movimentado. Um dos principais eventos de literatura e cultura do Nordeste está de volta a Salvador com muitas novidades. De 10 a 15 de novembro, o Centro de Convenções da capital baiana será palco de grandes encontros e debates na Bienal do Livro Bahia.
Com uma programação primorosa e cheia de grandes nomes da literatura e das redes sociais, mais de 200 expositores passam pela Bienal e apresentam os seus lançamentos e promovem debates urgentes para os nossos dias. Djamila Ribeiro, Rodrigo França, Sílvio Almeida, Ryane Leão e muitas outras personalidades do estado e de outras partes do país já confirmaram presença na programação.
Para não perder nenhuma novidade é só acessar www.bienaldolivrobahia.com.br
Edição: Lorena Carneiro