Na próxima terça-feira (18), ocorrerão atos em diversas cidades da Bahia e do Brasil em defesa da educação pública. A mobilização foi convocada após o anúncio do governo federal no último dia 05 de que haveria um bloqueio de mais de R$ 1 bilhão nas verbas de custeio da educação superior do país, o que praticamente inviabilizaria o funcionamento das universidades federais até o fim do ano.
No entanto, diante da repercussão negativa da notícia, o governo federal voltou atrás e o ministro da Educação, Victor Godoy, publicou um vídeo nas redes sociais no dia 07 informando que o contingenciamento seria suspenso. A União Nacional dos Estudantes (UNE) e demais entidades que organizaram o ato, por sua vez, decidiram mantem a mobilização para o dia 18, já que o governo não especificou quando a liberação do dinheiro seria oficializada.
Leia também: Governo volta atrás e libera verba bloqueada de universidades e institutos federais
Segundo a UNE, quase 100 cidades em todo o Brasil já possuem atos confirmados. Na Bahia, a União dos Estudantes da Bahia (UEB) aponta que a mobilização irá ocorrer em pelo menos 10 cidades.
Confira os locais dos atos informados pela entidade:
Barreiras - 9:30h - Praça da Coruja
Eunapólis - 17h - UNEB
Feira de Santana - 8h - De frente ao Colégio Gastão
Ilhéus - 9h - Praça da Irene
Itabuna - 15h - Jardim do Ó
Irecê - 8h - Rodoviária
Porto Seguro - 16h - Trevo do Cabral
Salvador - 9h - Campo Grande
Santo Antônio de Jesus - 8h - Praça das Vans
Valença - 9:30h - Praça da República
Edição: Lorena Carneiro