Neste sábado (15), o instituto AtlasIntel divulgou a sua primeira pesquisa de intenção de votos para o segundo turno das eleições da Bahia. O levantamento, encomendado pelo grupo A TARDE, aponta Jerônimo Rodrigues (PT) com 55% dos votos válidos, enquanto ACM Neto (União Brasil) figura com 45% das intenções. A diferença entre os candidatos é semelhante ao resultado do primeiro turno, em que o petista obteve 49,45% dos votos e o ex-prefeito de Salvador atingiu 40,80% do eleitorado.
Votos brancos e nulos somam 0,9% e 0,8% dos entrevistados não souberam opinar.
A pesquisa foi realizada entre os dias 09 e 13 de outubro e ouviu 1620 pessoas através de recrutamento digital aleatório. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o código BA-05788/2022.
Leia também: PSOL declara apoio a Jerônimo Rodrigues (PT) no 2º turno ao governo do estado na Bahia
Transferência de votos
O levantamento também questionou os entrevistados sobre quem eles votaram no primeiro turno e como ficaria seu posicionamento para o segundo turno. Entre os eleitores de João Roma (PL), que confirmou apoio à ACM Neto, 89% afirmaram que irão votar no ex-prefeito de Salvador. Já entre eleitores de Kléber Rosa (PSOL), 84,5% seguem o mesmo voto do candidato, que declarou apoio a Jerônimo Rodrigues.
Entre os que votaram nos candidatos que foram para o segundo turno, 99% dos eleitores de Jerônimo afirmam que seguirão votando no petista. Já entre os eleitores de Neto, 93,8% do eleitorado afirma que irá seguir com o mesmo voto.
Votação para presidente
Para a disputa presidencial, Luís Inácio Lula da Silva (PT) possui 70,9% dos votos, enquanto Jair Bolsonaro (PL) tem 29,2% das intenções do eleitorado baiano. No primeiro turno, Lula perdeu para Bolsonaro em apenas dois municípios do estado, chegando a 69,73% dos votos, enquanto o atual presidente obteve 24,31%.
Leia também: Na Bahia, Lula venceu em 415 dos 417 municípios; Jerônimo foi vitorioso em 352 localidades
Edição: Lorena Carneiro