Bahia

Cinema

Documentário “Cosmovisões ” revela o universo das mulheres indígenas

A obra é protagonizada por sete mulheres indígenas que relatam suas novas formas de representação

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
O filme, que é protagonizado por sete mulheres, também foi produzido por equipe majoritariamente feminina - Natália Reis

O documentário “Cosmovisões” terá sessão especial gratuita na Saladearte Cinema do Museu, em Salvador. Com direção de Marcília Cavalcante e roteiro de Daniella Amaral, a obra é conduzida por uma equipe com maioria de mulheres. O filme será exibido no dia 06 de outubro, às 19h, com entrada gratuita. 

A obra foi filmada na comunidade Indígena Tupinambá da Serra do Padeiro, no sul da Bahia, onde sete mulheres indígenas se reuniram e foram convidadas à reflexão, transitando por sua mitologia, ancestralidade e caminhos para o bem viver. Fabiana Kiriri, Glicéria Tupinambá, Maria da Glória, Maya Pataxó Hãhãhãe, Nadia Akawã Tupinambá, Olinda Yawar Tupinambá, Rutian Pataxó protagonizam as narrativas que destacam as novas formas de representação política, social, ambiental e religiosa dentro e fora de suas comunidades. O filme estreou na televisão em agosto, com exibição na TVE, e segue para circulação em festivais e exibição em outros canais.

A sessão no cinema é realizada em parceria com a Saladearte, a Associação Nacional de Ação Indigenista (Anaí) e o PET Indígena da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Após a exibição, haverá debate com a participação das convidadas Nadia Akawã Tupinambá e Rutian Pataxó.

Para a diretora Marcília Cavalcante, o trabalho resgata o papel das mulheres indígenas no cenário sociopolítico brasileiro. “As guardiãs da floresta nos contam suas histórias de resistência, transitando por diversos aspectos da sociedade como politica e meio ambiente", afirma.

O documentário é uma realização da Multi Planejamento Cultural, com parceria da Mãe D´Água Filmes e foi contemplado no Edital Bahia na Tela do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), com financiamento da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), via Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).


A exibição será no dia 06 de outubro, de forma gratuita / Divulgação

Serviço:

Quando: 6 de outubro de 2022

Onde: Saladearte Cinema do Museu (Av. Sete de Setembro, 2195 - Vitória, Salvador)

Horário:19h

Sessão Gratuita 

Edição: Lorena Carneiro