Bahia

Dia decisivo

A espera acabou: Eleitores baianos contam expectativas para a votação neste domingo

Da Nova Zelândia à Bahia, já tem eleitor e eleitora baiana indo às urnas

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
Eleitores contam suas expectativas para as eleições deste domingo - Foto: Ellen Campanharo/ALES

Conforme prevê a constituição, o primeiro domingo de outubro é historicamente o dia reservado as eleições. Dia dois já chegou e é dia de todo povo brasileiro ir às urnas para exercer a sua cidadania. Hoje, o país vai decidir através do voto popular o candidato ou a candidata que melhor lhe representa. Qualquer documento oficial com foto é suficiente para votar.  Na certeza de que cada voto importa, especialmente, no contexto de um Brasil bem dividido nas intenções de voto, anônimos e famosos se organizam para um dia decisivo nos rumos do país. Os portões abrem às oito e fecham, pontualmente, às 17 horas.

Cecília Almeida, professora de inglês que mora em Salvador, gosta de votar nas primeiras horas da manhã. Com o documento em dia e cada candidatura devidamente anotada, Cecília está animada por este momento. “É a hora da gente exercer o nosso direito. Algo lindo da democracia. Eu já tenho todos os meus candidatos. Número anotado. Quero que seja um dia lindo e sem briga para todos”, afirma a professora.

Na Nova Zelândia, o domingo chega mais cedo e os brasileiros que moram por lá serão os primeiros do mundo a votar. Este é o caso da arquiteta baiana Roberta Carvalho, que mora em Christchurch há quatro anos, e que viajou para o exterior exatamente no dia em que o atual governo assumiu o país. Roberta diz que os sentimentos se misturam entre ansiedade e esperança e usa as redes sociais para falar como se sente nesta data especial. “Como é difícil estar distante. Na eleição passada eu adoeci. Eu vi o Brasil caminhando para a escuridão, de mãos atadas, meu grito sem voz” declara Roberta, que queria mesmo estar em terras brasileiras para abraçar a família e os amigos e esperançar juntos. “Agora, pulsa uma esperança que não cabe no peito. De ter de volta o país que nos foi arrancado. A nossa cultura, o nosso direito de existir. Que na segunda, quando eu acordar, eu tenha acordado do meu pior pesadelo”, conclui.

Manifestação nas redes sociais

Diversos artistas e personalidades baianas manifestaram suas intenções de voto e expectativas para a votação através das redes sociais. Uma delas foi a cantora Ivete Sangalo. Ivete, que foi internada na última sexta-feira por causa de uma infecção intestinal, fez um vídeo do leito do hospital incentivando os fãs a irem votar. “Venha cá, eu vou ficar boa para domingo eu ir votar?”, perguntou aos médicos brincando durante a live. Ivete lembrou a importância do voto. 

“Domingo, todo mundo vai votar. Além de um dever, acima de tudo é um direito de fazer do nosso país aquilo que a gente deseja. Então, todo mundo domingo, vamos votar”, convocou a artista, que ainda cantarolou “Está vindo um tempo novo”.

Edição: Lorena Carneiro