Bahia

Rádio

Violência contra indígenas na Bahia é destaque da edição 48 do Brasil de Fato Bahia

Pesquisa Datafolha para governo do estado e entrevista sobre saúde mental do brasileiro também são destaques

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
Segundo o CIMI, em 2021 foram registrados 14 assassinatos de indígenas na Bahia - Reprodução

No programa Brasil de Fato Bahia dessa semana, o destaque é para a denúncia da violência sofrida pelo povo indígena Pataxó na Bahia. Segundo levantamento do Conselho Indigenista Missionário, o CIMI, em 2021 foram assassinadas 14 pessoas indígenas no estado. A Bahia só perde para o Mato Grosso do Sul em número de mortes. 

Além disso, tem reportagem sobre as torcidas organizadas do Bahia e do Vitória, a última pesquisa Datafolha para governo do estado e matéria sobre a diminuição de casos de gripe entre as crianças de todo o país. 

A entrevista dessa semana é com o psicólogo Avimar Ferreira Júnior. Avimar é pós-doutor em psicologia pela UFBA e desenvolve pesquisas sobre o suicídio e autoferimento de crianças e adolescentes. Na nossa conversa, falamos sobre a piora da saúde mental da população brasileira, o papel dos fatores sociais, como desemprego e diminuição do poder de compra, para o agravamento desse quadro e os tipos de acesso a tratamentos. 

Tem ainda dica de leitura no quadro Deu a Ideia, o perfil de Emanoel Araújo, curador do Museu Afro Brasil, no Cultura em Foco e uma receita deliciosa de maxixada no quadro Cozinha Baiana.

Edição: Lorena Carneiro