Bahia

Saúde e Comunidade

Saiba como se prevenir e cuidar da diabetes, uma das doenças mais comuns no Brasil

A médica Dheise Zimmermann explica as causas da doença e como é o seu acompanhamento pelo SUS

Brasil de Fato | Lençóis (BA) |
Através do SUS, é possível ter acesso a exames de laborário, controle das taxas de açúcar e medicação para o acompanhamento da doença
Através do SUS, é possível ter acesso a exames de laborário, controle das taxas de açúcar e medicação para o acompanhamento da doença - Agência Brasil

A diabetes, infelizmente, é uma doença muito comum no Brasil. Nós somos o quinto país do mundo no número de casos, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. Essa é uma doença crônica, caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, e que pode provocar alguns problemas no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins, nos nervos e, em alguns casos mais graves, pode levar à morte. 

“Quando falamos de doença crônica, quer dizer que não tem cura. Porém, se seguir as orientações médicas direitinho, usar as medicações quando for preciso, ela pode ser controlada e o paciente pode ter uma vida relativamente normal”. Quem nos explica isso é Dheise Zimmermann, médica formada em Cuba, pós-graduada em Atenção Básica pela Universidade Federal do Maranhão e militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

Dheise afirma que existem alguns tipos de diabetes, sendo a mais comum a diabetes mellitus, tipo 2. “A causa da diabetes tipo 2 está diretamente relacionada com sobrepeso, sedentarismo, hipertensão e hábitos alimentares inadequados”, diz. As principais formas de prevenção desse tipo de diabetes, portanto, são uma alimentação rica em frutas e verduras, que evite ao máximo os alimentos ultraprocessados, como refrigerantes, sucos artificiais, bolachas, embutidos como salsicha e mortadela. Também é importante se alimentar nos horários certos, numa média a cada três horas.

“É importante também fazer algum tipo de atividade física. Pode ser caminhada, academia, ciclismo… Agora, atenção: se a pessoa tiver algum problema de saúde, precisa procurar um profissional de saúde para orientar quanto às atividades físicas”, ressalta a médica. A médica lembra ainda que, quando a pessoa recebe o diagnóstico de diabetes, primeiro é importante manter a calma,  porque é uma doença que pode ser controlada. “E porque a questão emocional também é muito importante para o controle da diabetes. Aí é seguir as orientações, fazer os exames que forem necessários, fazer o controle do açúcar sempre e, se precisar de medicações, fazer o uso corretamente”, complementa. 

Acompanhamento pelo SUS

Os exames de laboratório, o controle das taxas de açúcar e a medicação, quando necessário, estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Dheise explica que os exames são solicitados pelo médico ou médica para diagnosticar a doença, e o posto de saúde encaminha para o local onde é feita a coleta desse exame. O aparelho utilizado para fazer o controle do açúcar, chamado glicosímetro, também está disponível no SUS. Para ter acesso a ele, é necessário um relatório médico, que deve ser encaminhado até a Secretaria de Saúde do município, onde os e as pacientes devem ser orientados sobre os trâmites necessários. A medicação, de uso contínuo, também está disponível no SUS e, normalmente, é dispensada na farmácia do próprio posto de saúde. 

Edição: Lorena Carneiro