Bahia

Educação

Opará Saberes prorroga inscrições de edital de apoio a mulheres negras na universidade

Iniciativa promove ciclos de formação e mentoria para quem deseja ingressar na pós-graduação

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
Essa é a terceira edição do projeto, que já foi realizada em 2016 e 2017 em Salvador - Opará Saberes

A iniciativa Opará Saberes prorrogou até o dia 02 de setembro as inscrições para o edital de apoio ao ingresso de mulheres negras na pós-graduação. Para quem deseja se inserir nos cursos de mestrado e doutorado das universidades públicas, o projeto oferece ciclos de formação e mentoria, acompanhamento psicológico e desenvolvimento de práticas para o aperfeiçoamento da fala pública.

As inscrições são realizadas através do preenchimento da ficha de inscrição do anexo I do edital simplificado 01/2022 da iniciativa Opará Saberes, disponível no link juntamente com carta de motivações indicando a preferência do eixo temático e esboço do projeto. A ficha preenchida e carta de motivações devem ser enviadas para o e-mail [email protected].

As candidatas poderão se inscrever nas duas modalidades (curso e mentoria), apenas assinalando as opões de escolha no ato da inscrição. O ciclo formativo acontecerá entre os dias 19 de setembro a 20 de novembro de 2022.  

Depois duas edições realizadas em Salvador em 2016 e 2017, o Opará Saberes retorna em 2022 no formato híbrido. Os principais objetivos da iniciativa são fortalecer a produção científica a partir da promoção da saúde mental dos profissionais que atuam na área e ampliar suas condições materiais para desenvolverem pesquisas comprometidas com o combate ao racismo epistemológico.

Por isso, o lema “Para enegrecer a universidade” visa ampliar, ao mesmo tempo, a participação de intelectuais negras na produção científica e recuperar a importância dos saberes e fazeres das comunidades negras e ameríndia no pensamento social brasileiro. O nome do projeto é uma homenagem à deusa Opará, que na religiosidade afro-brasileira é uma das qualidades guerreiras da orixá Oxum, que reina nos rios e cachoeiras, e na filosofia ancestral africana, traduz a força do ímpeto e da sabedoria das mulheres. 

Edição: Lorena Carneiro