Bahia

rádio

Preservação de frutos da Caatinga é destaque da edição 43 do Brasil de Fato Bahia

Prevenção da hipertensão, riscos dos consignados no Auxílio Brasil e corrida presidencial também são destaques

Brasil de Fato | Salvador (BA) |

Ouça o áudio:

O maracujá da Caatinga tem casca esverdeada, mesmo quando maduro, e a polpa é branca, com muitas sementes - Fernanda Birolo / Embrapa

Na edição 43 do programa de rádio do Brasil de Fato Bahia você vai ouvir conteúdos que trazem uma visão popular do Brasil e da Bahia. Tem reportagem sobre os riscos dos empréstimos consignados no Auxílio Brasil, sobre a pesquisa eleitoral da disputa pela Presidência da República e também sobre a alta dos preços dos alimentos. 

A entrevista é com Denise Cardoso, primeira mulher a presidir a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos e Curaçá (COOPERCUC), que trabalha com frutos da Caatinga, preservando e recuperando áreas desse bioma. Ela conversou com a gente sobre a diversidade da Caatinga e os riscos de extinção de diversas frutas exclusivas desse bioma.

No quadro Saúde e Comunidade dessa semana, o professor Francisco Pitanga, presidente do Departamento de Educação Física em Cardiologia do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), falou sobre a hipertensão, doença crônica que atinge cerca de 30% da população brasileira, sua origem e formas de controle. 

E, no quadro Nordeste em 20 minutos, você ouve reportagem sobre uma comunidade quilombola no Piauí que tem aliado produção agroecológica à preservação da Caatinga; sobre uma área de preservação de cavernas sendo recriada no Rio Grande do Norte e sobre as cozinhas solidárias em combate à fome no estado de Alagoas. 

Edição: Elen Carvalho