O conjunto Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, um dos maiores nomes da música afro-baiana, encerram a programação de novembro, mês da Consciência Negra, no projeto Domingo no TCA. O show vai ao ar pelo canal do Teatro Carlos Alves no próximo dia 29 às 11h, e ficará disponível até o dia 20 de dezembro.
O projeto exibe o registro de um concerto realizado em agosto de 2015 na Filadélfia, no Temple University Performing Arts Center (TPAC). Foi a primeira vez que o conjunto se apresentou para o público estadunidense. No espetáculo, a big band brasileira, com seus 20 integrantes, reúne-se com o pianista e compositor de jazz afro-cubano Arturo O’Farrill e ao trompetista Steven Bernstein, e performa composições marcadas pelo Universo Percussivo Baiano – termo desenvolvido pelo maestro Letieres.
Nesta primeira turnê nos Estados Unidos, a Orkestra também se apresentou em Nova Iorque, Miami, San Francisco e San Jose, levando suas raízes rítmicas afro-baianas unidas à harmonização do jazz.
O Domingo no TCA é uma iniciativa do Teatro Carlos Alves, Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba).
Uma Orkestra brasileira
A Rumpilezz, criada em 2006 pelo maestro e instrumentista Letieres Leite, é uma orquestra de percussão brasileira e instrumentos de sopro. Em seu nome, está a combinação dos três atabaques do candomblé – rum, rumpi e lé – com as duas últimas letras da palavra “jazz”.
Suas composições têm referências em blocos percussivos como o Ilê Aiyê e o Olodum, nos sambas do Recôncavo e no Candomblé. A Orkestra conta com cinco percussionistas, que passeiam pelo surdo, timbau, caixa, agogô, pandeiro e caxixi, e quinze músicos de sopro, compondo quatro naipes de trompete, trombone, saxes, flautas e baixos – um “groove” inigualável.
Serviço:
O que: Domingo no TCA: Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz em concerto na Filadélfia
Quando: Estreia no 29 de novembro de 2020 (domingo), 11 horas.
Onde: Canal do TCA
Edição: Jamile Araújo