Nesta quinta-feira (15), o jornalista, escritor e político Emiliano José lança o segundo volume da biografia de Waldir Pires em evento no Palácio Rio Branco, localizado no Centro Histórico da capital baiana, a partir de 17h. Na obra, o biógrafo documenta o pioneirismo de Waldir Pires no combate à corrupção, a convite do presidente Lula, com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU), do Portal da Transparência, das leis que tornaram obrigatórios portais estaduais e municipais de acesso às contas públicas, e o Programa de Fiscalização das verbas federais repassadas aos municípios.
No primeiro volume, Emiliano José narra o início da carreira do político, desde sua infância, juventude, início na vida pública, os primeiros mandatos até a participação no governo João Goulart. No segundo volume, o biógrafo começa com a volta do político à Bahia, em 1979, para assumir a liderança das oposições, seguindo pela sua contribuição para a construção do PMDB, a candidatura ao Senado em 1982, a vitória ao governo da Bahia em 1986 entre outros tantos marcos até o período mais recente.
Em sua "Carta a Waldir", Emiliano José afirma que seu legado jamais será esquecido e pontua que “o texto é uma interpretação. Os dois volumes são fruto de minha interpretação, nascida do diálogo com você (…) ao evidenciar sua trajetória, com a impressionante carga de acertos, com inescapáveis erros, com vitórias, derrotas, quis homenageá-lo. (…) obrigado por sua vida, pela amizade, por ter me dado esse privilégio”.
Serviço:
O quê: Lançamento do livro “Waldir Pires - Biografia, Volume II”.
Quando: 15 de agosto, 17h.
Onde: Palácio Rio Branco, Centro Histórico, Salvador – BA.
Edição: Elen Carvalho