Bahia

Evento gratuito

Encontro na UFBA reúne especialistas em artes cênicas de diversos países

Encontro ECOAR segue até dia 26 com atividades abertas ao público em diversos espaços culturais de Salvador

Salvador |
Espetáculo Traga-me a cabeça de Lima Barreto, com o ator Hislton Cobra, é um dos que será apresentado durante o ECOAR - Andrea Magnoni/Divulgação

O ECOAR – Encontro de Pesquisa e Arte: Seminários Transculturais, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA (PPGAC-UFBA) acontece até o dia 26 em diversos espaços culturais de Salvador, dentre eles, o Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia, o Teatro Martim Gonçalves, o Museu de Arte da Bahia e o Pavilhão de Aulas da Federação (PAF-UFBA).

O evento reúne grandes encontros, espetáculos e atividades formativas, que incluem residências artísticas, oficinas, rodas de conversa, aulas, shows, conferências e seminários, inteiramente gratuitas e abertas ao público. O ECOAR reúne grandes mestres pesquisa vocal, da atuação, do corpo, da performance, da dança, do teatro negro de variadas vertentes e linguagens cênicas, que possuem vasta experiência prática e teórica nos diversos campos da cena, a exemplo das artes circenses, do teatro negro, da dramaturgia, entre outros.

“Nossa proposta com o ECOAR abrange uma série de métodos, estudos e práticas nos mais distintos campos da cena, com a perspectiva de estimular o diálogo entre grupos de pesquisa e suas interações com as linhas de pesquisa do PPGAC”, detalha Meran Vargens, doutora em Artes Cênicas e líder do grupo de pesquisa LAVRARE – Laboratório de Voz: Rastros e Redes do PPGAC.

Criando pontes e conexões entre os grupos de pesquisas do PPGAC com a comunidade estudantil, artistas e pesquisadores do Brasil e do mundo, o ECOAR fortalece redes nacionais e internacionais de pesquisa e processos de criação, possibilitando o compartilhamento de conhecimentos e experiências de diversos trabalhos artísticos.

O ECOAR é uma realização do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Escola de Teatro da UFBA, com financiamento da CAPES e apoio institucional da UFBA, Escola de Teatro, Escola de Dança, Goethe-Instut Salvador-Bahia e Museu de Arte da Bahia. Mais detalhes sobre a programação e sobre as inscrições para as atividades estão disponíveis no site do ECOAR.

 

Edição: Gabriela Amorim