Bahia

Economia popular

Feira de economia popular solidária reúne produtoras da Bahia e de Sergipe em Feira de Santana

Evento realizado pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 e MOC ocorrerá na Praça Bernardino Bahia, no Centro

Salvador |
Feira de economia solidária e popular terá venda de produtos, apresentações culturais e serviços voltados para as mulheres - Divulgação

Feira de Santana sediará a IV Feira de Economia Popular Solidária: Saberes e Sabores de 14 a 16 de março. A iniciativa da Cáritas Nordeste 3 junto com o Movimento de Organização Comunitária (MOC) terá comercialização de produtos feitos por grupos socioprodutivos majoritariamente femininos da Bahia e de Sergipe.

O público participante também poderá desfrutar de shows e apresentações culturais já confirmadas como o grupo Neojibá, o cantor Izael Sertão e um recital conduzido pela poetisa Luma Luz, além de outros nomes que devem ser divulgados até a realização do evento. A feira, montada na Praça Bernardino Bahia, no Centro da cidade, terá ainda um espaço com serviços voltados para o público feminino.


Feira comercializa produtos feitos por mulheres da Bahia e de Sergipe / Divulgação

A feira funcionará das 8h às 18h nos dois primeiros dias e no dia 16/03, das 8 às 13h, com a exposição e comercialização de itens produzidos por mais de 50 empreendimentos acompanhados pela Rede Balaio de Solidariedade – rede agroecológica criada pela Cáritas Nordeste 3 em 2019 –, MOC e Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sisal e Portal do Sertão, além da tenda de práticas integrativas com atividades de autocuidado.

Mais de 90% dos grupos que atuam na economia popular solidária têm como protagonistas em sua composição as mulheres que buscam nessa outra forma de economia a geração de renda e emancipação de suas vidas e famílias. São mulheres que atuam na produção de artesanatos, alimentos e itens diversos feitos de forma coletiva numa perspectiva envolta pelo cooperativismo, autogestão, solidariedade, sustentabilidade e preço justo.

*Com informações da Cáritas Nordeste 3

Edição: Gabriela Amorim