A ora-pro-nóbis é uma planta nativa do Brasil, muito comum na culinária mineira, e que ficou mais conhecida no resto do país como uma planta alimentícia não-convencional (PANC). Em outras regiões do Brasil ela é também chamada de lobobró, espinho de santo antônio e cipó santo. Gabriela Rigote, nutricionista e co-autora do livro Receitas com PANCs, editado pela USP, em 2021, nos ensina a fazer uma receita com essa PANC, o bolinho de arroz com ora-pro-nóbis.
“Muitas pessoas perguntam qual o gosto dela. As folhas dela, que é a parte que a gente mais consome, têm um sabor que lembra o espinafre”, explica Gabriela. Ela pode ser aplicada em várias receitas por ter uma folha com textura macia, que facilita o preparo de farinhas, sucos, saladas, receitas com refogados, massas de torta, dentre outros. “Além disso, as folhas ainda têm um teor elevado de proteínas, sendo uma boa alternativa pra enriquecer, por exemplo, sopas e cozidos”, complementa a nutricionista.
Ela lembra ainda que a receita do bolinho de arroz, além de incluir uma PANC na alimentação, é uma boa opção para evitar desperdício. “Sabe quando sobra aquele restinho de arroz na panela, que não vai dar uma refeição completa e a gente já fez um novo, e aquele arroz fica meio perdido na geladeira? É um arroz ótimo pra gente reaproveitar fazendo um bolinho de arroz. E por que não um bolinho de arroz com PANC?”, brinca.
Essa receita está no livro Receitas com PANCs, em que Gabriela Rigote é coautora. A publicação está disponível gratuitamente na internet e traz muitas outras receitas com PANCs.
Ingredientes
1 e 1/2 xícaras (chá) de arroz cozido
1 cenoura pequena ralada (ou outra verdura)
15 folhas de ora-pro-nóbis
1 cebola pequena picada em cubos pequenos
3 colheres (sopa) de azeite
3/4 xícara (chá) de água morna
Sal e pimenta a gosto
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de aveia
1 colher (chá) de fermento químico
Modo de preparo
Com exceção da farinha de aveia e do fermento, bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque a mistura em uma tigela, e aos poucos, adicione a farinha de aveia até formar uma massa que dê para modelar.
Misture o fermento. Modele o bolinho no formato que desejar (pode usar uma colher para auxiliar). Grelhe na frigideira com um pouco de azeite/óleo ou asse em forno pré-aquecido (200ºC) por 25 minutos.
Edição: Lorena Carneiro